Grand Gateau: o petit gateau elevado a um novo nível!

Oi pessoal!

Hoje vou ensinar pra vocês uma receita incrivelmente maravilhosa! O Grand Gateau nada mais é do que um petit gateau, a diferença aqui é que vamos usar um picolé aos invés da tradicional bola de sorte, e vamos fazer uma coberturinha caprichada, além de servir a sobremesa no próprio potinho em que assamos… Essa receita foi criado pelo restaurante Paris 6, e é um sucesso total! Vamos aprender?

IMG-20150913-WA0018

Você vai precisar de:

  • 200 gramas de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de Nutella
  • 1 caixa de morango picado
  • 3 picolés da sua preferência
  • potinhos ou ramequins que possam ir ao forno

Bom, primeiro você vai preaquecer o seu forno em 200º graus, isso é bem importante pro bolinho dar certo, já que a idéia é que o bolinho asse rapidamente por fora e fique cru na parte de dentro. Unte os três potinhos com manteiga e um pouquinho de farinha. Derreta o chocolate no microondas como já ensinei aqui, de 30 em 30 segundos, sempre tirando pra mexer. Acrescente a manteiga a este chocolate batido e misture bem. Em outra vasilha misture os ovos, as gemas e o açúcar, misturando bem. Junte essas duas misturas que você fez, e quando estiver bem homogêneo acrescente a farinha, misturando bem. Bom, aqui você já tem um petit gateau, e caso queira fazer só ele, basta botar nas forminhas próprias. Para fazer o Grand Gateau, basta colocar a mistura nos potinhos, essa receita rende três bolinhos médios, colocando os potinhos sobre uma forma daquelas de pizza e levando ao forno. Bom, a dificuldade aqui está em acertar o ponto, e como os fornos variam muito talvez o meu tempo não funcione pra você, então o negócio é ir testando… Os meus demoraram 20 minutos em fogo baixo, mas se você perceber que uma casquinha já se formou sobre o seu bolinho e nas bordas, já pode desligar antes do tempo.

Enquanto os bolinhos assam faça a cobertura, que é super simples, só misturar o creme de leite com a nutella, com fé gente! Parece que nunca vai misturar, mas mistura sim, e fica uma cobertura linda e deliciosa!

Quando tirar os bolinhos do forno rapidamente coloque os potinhos sobre um prato para evitar que você se queime, e “finque” o picolé dentro do bolinho, se você acertou o ponto vai vazar bolinho cremoso pra todos os lados! Eu usei picolé Diletto porque é o meu preferido! Então é só colocar a cobertura, sem miséria, pode até lambuzar o prato com ela, porque fica bem bonito assim! Então jogue os morangos por cima e pronto! Você pode ainda acrescentar o que mais você quiser: chocolate picado, castanhas, farelo de bolacha… No meu eu coloquei amêndoas laminadas, mas esqueci de fotografar… =(

É uma sobremesa pra impressionar gente! Façam e não vai se arrepender!

Espero que tenham gostado e até a próxima! Beijos da Ana ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s