Bolo de banana saudável: pra aliviar a culpa do final de semana!

Olá pessoal! Hoje vou ensinar pra vocês uma receitinha saudável, pelo menos pros meus parâmetros… Hahahahaha Mas já é um bolo bem melhor se for comparar com os que eu estou acostumada a fazer e comer! E o melhor, ele não leva lactose, então é uma boa opção pra quem tem intolerância… Outro ponto positivo, é que ele é super rápido de fazer, além de ser uma ótima receita pra aproveitar aquelas bananas que estão maduras demais e não vai dar tempo de comer… Eu usei banana prata porque é a que eu costumo ter em casa sempre, mas dá pra usar a nanica também! Vamos lá?

IMG_20151115_185545

Você vai precisar de:

  • 3 bananas bem maduras
  • 2 ovos
  • 1/4 de xícara de óleo
  • 1 xícara de aveia
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • canela a gosto

Primeiro pré aqueça o forno a 200º graus, e unte uma forma pequena, eu usei aqueles retangulares pra pão. Untei minha forma com desmoldante que eu compro em lojas de confeitaria, mas dá pra untar com um pouquinho de óleo se a intenção é evitar o combo farinha branca e margarina. Bom, aí não tem segredo, coloque duas bananas, os ovos e o óleo na liquidificador e bata até virar uma massa uniforme. Então é só acrescentar os demais ingredientes, menos o fermento e bater mais um pouco até incorporar bem. Acrescente o fermento e bata mais um poquinho bem devagar. Despeje a mistura na forma e pique a banana que sobrou em cubinhos por cima de todo o bolo, eu salpico bastante canela por cima porque eu adoro, mas se você não gostar não precisa dessa parte. Asse por aproximadamente 45 minutos, ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo.

Detalhe importante, esse bolo não cresce quase nada, então não estranhe, ele não leva ingredientes que façam com que ela cresca muito, então é perfeitamente normal, mas ele fica um bolo super úmido e gostoso! Espero que façam e gostem, aqui em casa já virou queridinho, porque toda semana sobram umas bananas e estou aproveitando elas assim, de um jeito um poquinho mais saudável e que garante o café/lanche dos outros dias!

IMG_20151104_085304

Até a próxima! Beijos da Ana ❤

Deixe um comentário

